A Origem do Canicross
Aiko veste Arnês X-Back Vermelho da Nostro Pet. Foto: VG Photografia |
O Canicross surgiu no Reino Unido na década de 1990. A ideia veio da necessidade de treinar os animais para puxar trenós. Para que o cachorro se acostumasse com a tração, o início do treino era feito com o animal atrelado ao condutor por meio de uma guia. Ao notar que isso era prazeroso tanto para o homem quanto para o cão, o Canicross virou esporte.
Atualmente, a prática já é bem popular no continente europeu. O primeiro campeonato foi realizado em 2002 na província de Ravena, na Itália.
No Brasil, entretanto, o esporte surgiu em meados de 2010.
O Canicross, originalmente, é praticado em meio à natureza, em campos, montanhas e locais onde a natureza é predominante.
Não é necessário competir para praticar o esporte, basta estar em dia com sua saúde e a do seu cachorro também. Não há distinção de raças, pode ser praticado por todas, mas há algumas que não são indicadas por questões de saúde e genética, como as raças de focinho curto, por exemplo. Animais com menos de um ano também não são aconselháveis para praticar o Canicross. De qualquer forma, sempre faça todos os exames necessários junto ao médico veterinário para confirmar a saúde de seu cão e se a atividade é indicada para ele.
Cão Hiro veste Arnês X-Back Amarelo da Nostro Pet. Foto: VG Photografia |
Praticar entre amigos, com a família ou sozinho, não importa. O mais importante é o bem estar que esta atividade irá lhe trazer.
O uso dos equipamentos não é obrigatório. Porém, é indicado para que você e seu cão mantenham a sua saúde e integridade física, para que tenham conforto, sem qualquer estresse.
A Brisa veste Arnês Canicross Ajustável Azul e Hiro veste Arnês Canicross Ajustável Estampado, da Nostro Pet. Foto: VG Photografia |
Para saber mais sobre os acessórios para Canicross, leia a matéria sobre Equipamentos e seus usos.
ALGUMAS DICAS IMPORTANTES
- Uma pessoa pode treinar com até dois cachorros ao mesmo tempo. É necessário, entretanto, que os cães fiquem sempre ao lado ou na frente do dono. Nunca atrás.
- Não esquecer de levar água para o cão tomar e se refrescar ao longo das corridas.
- Prefira praticar o esporte em horários em que a temperatura está amena. Assim, as patas do animal não queimarão no chão quente. O homem está calçado e não sente o calor, entretanto, as patas do cachorro estão desprotegidas.
- Comece fazendo pequenos trajetos, de pouca duração. Com o tempo você pode aumentar a duração, sempre aos poucos, observando como o cão reage. Não tenha pressa e respeite os limites de seu amigo.
- Experimente novas paisagens. Escolha lugares onde a natureza esteja mais presente. Aproveite cada segundo de satisfação que a atividade e a parceria podem lhe proporcionar.
- Leia também CANICROSS: O MÉTODO PARA FAZER UM CÃO FELIZ.
Acesse: NOSTRO PET e conheça os acessórios ideais para iniciar a prática de Canicross com seu amigão.
Comentários
Postar um comentário